Projetos Curso de Automação e Robótica

Curso de Automação e Robótica ministrado pelo Professor e Gestor do
Laboratório Multiusuário de Inovação e Prototipagem – L3D

Objetivo: Apresentar aos estudante novas ferramentas de criação e desenvolvimento de ideias práticas para o cotidiano. Como criar protótipos, com base em um plano de concepção, metas, objetivos, metodologia e cronograma. Ainda, o curso tem também como objetivo o estímulo à criatividade e trabalho em conjunto, potencializando as capacidades individuais.

Desenvolvimento: As turmas (reduzidas devido a limitação de espaço), foram divididas em grupos e o curso divido em duas etapas: (i) aprendizado inicial, onde os estudantes tiveram a oportunidade de ter o primeiro contato com elementos fundamentais, como Arduino e Impressão 3D. (ii) projeto, onde cada grupo, por livre iniciativa, escolheu um tema para desenvolvimento.

Conclusões e Perspectivas: Todos os projetos foram bem sucedidos, com dedicação acima da esperada por parte dos alunos para a conclusão dos projetos. Um dos projeto não foi divulgado, pois este, em especial, tem fortes potenciais para produção de uma patente após melhorias. O grupo demostrou-se interessado em continuar com o projeto. Outro grupo, que desenvolveu o “Robô seguidor de linhas”, montou no L3D o Grupo de Robótica Competitiva, onde irão aperfeiçoar o robô construído para participar de competições de robótica universitária, sendo este outro projeto que permanecerá após o curso.

Resumo do Curso
UFF WATCH