1- Os projetos realizados no laboratório devem se enquadram em uma das três diretrizes abaixo descritas:
1.a- Serviço à comunidade: projetos de apoio à pesquisa científica, projetos independentes de inovação tecnológica e afins.
OBS: O serviço oferecido é gratuito, desde que seja relacionado às atividades de pesquisa e desenvolvimento de ideias, criatividade e inovação. Serviços que não se enquadram neste contexto, não poderão ser realizados no L3D.
1.b- Projetos acadêmicos: projetos de cunho educacional e formativo, para alunos do ensino-médio, graduação e pós-graduação, no sentido de introduzi-los no contexto do desenvolvimento experimental de ideias.
1.c – Projetos de inovação: desenvolvimento interno, com objetivo de criar dispositivos e patentes relacionadas.
2- Os projetos externos devem ser submetidos através de formulário próprio (link) para posterior avaliação do comitê gestor.
3- Uma vez selecionado, o projeto será encaminhado para o bolsista/técnico que acompanhará sua execução. O requerente poderá acompanhar o processo desde que em horários combinados previamente com o bolsista/técnico, de acordo com a sua disponibilidade.
4- Ao final da prestação de serviço, é obrigatório que o usuário preencha um relatório (link) a respeito do L3D. Este relatório, ou parte dele, poderá ser divulgado na aba ‘projetos’ (link) do página do L3D. O preenchimento deste relatório condiciona o grupo usuário a submissão de futuros projetos.
5- Por motivos de segurança não realizamos impressões com alguns materiais específicos.
6 – Produtos (artigos, patentes, teses e afins) publicados com resultados obtidos no L3D devem ter agradecimentos ao Laboratório.